O termo scrambler está se tornando como bobber ou cafe racer: muito customizador usa sem saber muito bem o que é, ou apenas porque determinada moto tem algo característico daquele estilo. Mas a definição de scrambler é a mais simples de todas: ela nada mais é do que a avó das motos que hoje chamamos de trilha ou enduro.
Antigamente, não se faziam motos pensando em uma função específica. É por isso que as pessoas adaptavam o mesmo modelo para as mais diferentes funções. A Harley depenada para correr na pista, também era adaptada com pneus de Jeep e balança maior para corridas de subida de montanha.
O termo surgiu nos anos 50 para batizar as motos adaptadas para corridas do tipo enduro, com pneu para terra, escapamento alto e guidão largo, com a característica barra que evitava que ele entortasse nas frequentes quedas do off-road. O nome veio da expressão “to scramble”, que é quando se sobe uma colina rapidamente usando os pés e as mãos.
Nos anos 60, os fabricantes passaram a usar o termo para suas motos já adaptadas de fábrica. Um dos modelos mais famosos é a Triumph Scrambler, mas até a Honda entrou na onda com a suas “street scramblers”, motos que não eram verdadeiras trilheiras, mas tinham o mesmo visual. Algo como os carros “cross” de hoje em dia.
Fonte: olddogcycles.com
0 comentários:
Postar um comentário